- Ano: 2014
-
Fotografias:Federico Cairoli
-
Fabricantes: Alufran, Anibal ABBATE, Carpintería MB, Giannotti, Samic, Todeschini, Vidrieria BIA
Descrição enviada pela equipe de projeto. A partir das demandas solicitadas pelo cliente e a convicção de projetar uma casa urbana, duas ideias relacionadas com a organização espacial prevaleceram.
A primeira consistiu em apelar para a horizontalidade: esta se materializa através da configuração dos espaços de vida numa planta aberta para a rua. Desta maneira se estabelece um vínculo e prolongação sem interrupções da interioridade e os usos domésticos nos espaços exteriores. Isto foi feito com o desenvolvimento de diversos fechamentos móveis que em seu ocultamento e diferentes configurações permitem e habilitam múltiplas performances do espaço.
A segunda ideia e como contraponto à anterior foi introduzir a dimensão vertical: para isso se definiu um centro rotativo, ocupado pela escada e o hall de pé-direito duplo, que organizam a planta distribuindo os diferentes ambientes em torno dele.
Mesmo assim, o centro permite a entrada de luz natural direta em todos os ambientes comuns da casa e estabelece uma relação muito intensa entre o térreo de uso comum e o pavimento superior reservado aos espaços mais íntimos.